Mensagem do Diretor

O Departamento de Paisagem, Ambiente e Ordenamento (DPAO) integra um conjunto de docentes/investigadores cujas áreas de atividade pedagógica/científica suportam, na sua diversidade, um abrangente potencial de sinergias, indispensável à natureza integradora que os conceitos de paisagem, ambiente e ordenamento implicam.

De facto, os conceitos de paisagem, ambiente e ordenamento integram uma vasta área de conhecimento, cuja abordagem implica uma multiplicidade de perspetivas e dimensões de caracterização, avaliação, interpretação e proposta.

Se por um lado a complexidade dos cenários e das relações espaciais constitui um desafio para a formulação de modelos caracterizando sistemas, relações e processos, por outro lado, a dimensão da proposta criativa é um fator crucial na articulação do natural com o construído, fundamentando sínteses de ordenamento em que a componente cultural e artística é determinante.

Centrando a sua atividade na docência de um alargado leque de unidades curriculares, inscritas em Planos de Estudos de Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, o DPAO tem igualmente uma participação muito ativa no desenvolvimento de atividades de investigação e de prestação de serviços à comunidade.

Entendemos a produção e vulgarização do conhecimento científico como um fator crucial na promoção do desenvolvimento, assente no estímulo constante da investigação, do desenvolvimento experimental e da criatividade.